Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A partir de 2014, os lixões a céu aberto serão proibidos no País. Com essa imposição legal, todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. Atualmente, o serviço de coleta seletiva está presente em apenas 18% das cidades brasileiras, porque ela ainda não é obrigatória em nosso País. Nas grandes cidades brasileiras, cada cidadão produz, em média, um quilo de resíduo por dia.

O lixo é hoje um dos mais graves problemas ambientais do Planeta. A destinação incorreta do lixo nas cidades, por exemplo, entope bueiros, agravando as enchentes que têm resultado em várias tragédias nas cidades no período de chuvas. A questão precisa, portanto, envolver todos os cidadãos, empresas, Academia e Poder Público na busca de soluções que evitem que os resíduos sejam descartados em lixões a céu aberto, contaminando solos, rios, córregos e mares, provocando doenças e prejuízos para o meio ambiente.

O Brasil produz por dia mais de 183 mil toneladas de lixo urbano. Mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem desse lixo. Mesmo assim, grande parte dessa riqueza vem sendo desperdiçada. O Brasil deixa de ganhar 8 bilhões de reais anualmente por não reciclar tudo o que é possível.

Em dezembro de 2010, o Congresso aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Já regulamentada, a nova lei determina a correta disposição dos diversos tipos de resíduos. Diz como se dará a atuação do setor empresarial e obriga as empresas a reciclarem seus resíduos.

Embora ainda de forma insipiente, diversas experiências já foram implementadas em várias cidades brasileiras. As boas práticas existem e precisam ser divulgadas, debatidas e multiplicadas. Em 2014, quando realizaremos a Copa do Mundo no Brasil, a questão da gestão integrada dos resíduos terá de estar equacionada. Teremos os olhos do mundo voltados sobre nós, com reflexos sobre a imagem, a economia do Pais e nas nossas empresas.

Problemas como inundações e deslizamentos em encostas decorrentes de temporais em nossas principais cidades, que têm sido agravadas pelo acúmulo de lixo, obstrução e perda de capacidade dos sistemas de drenagem,terão que ter soluções concretas. Prejuízos econômicos e sociais, com a destruição de equipamentos urbanos,engarrafamentos quilométricos, desabamentos e conseqüente perda de vidas e de patrimônio pessoal pela sociedade, impõem a implantação urgente de mecanismos eficientes de gestão de resíduos sólidos, com manejo e destinação adequados.

O momento é, portanto, fundamental para o debate da questão, para que as soluções sejam agilizadas e implementadas em curto espaço de tempo. O workshop “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” tem este objetivo: debater e buscar modelos, soluções e experiências que possam ser difundidas por todo o País, de forma séria e criativa, apontar as fontes de recursos e mecanismos destinados a buscar a capacitação dos gestores públicos e privados, além do engajamento da sociedade.



QUEM DEVE PARTICIPAR

Workshop destinado às áreas da Construção Civil, Meio Ambiente, Saneamento, Universidades e Governos (prefeituras,
governos estaduais e federal).

Público-alvo: Engenheiros, Arquitetos, Empreiteiros, Administradores, Consultores, Prefeitos e Gestores Públicos, Executivos do Governo, Ministérios, Associações de Classe, Empresários, Prestadores de serviços e Universidades (públicas e privadas), ONGs e Ministério Público.

INFORMAÇÕES GERAIS

Taxa de Inscrição:

01/09 a 27/10 = R$250

28/10 a 10/11 = R$300

Data: 10 de Novembro de 2011

Local: Centro Empresarial Rio

Praia de Botafogo, 228 – Térreo – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

Duração: 9 horas

Metodologia: A programação do workshop será apresentada através de palestras e painéis.

Número de participantes: Vagas limitadas para 100 participantes.

>> Clique aqui e saiba como se inscrever.

>> Confira a programação atualizada.

Deixe um comentário