Rumo ao Carbono Zero: Estados definem metas e projetos para reduzir emissões de CO2

Todos os estados brasileiros devem estabelecer metas e projetos para reduzir as emissões de CO2 provenientes dos automóveis. Conforme determinação do Ministério do Meio Ambiente, as federações estaduais têm até o dia 30 de junho para entregar os Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPVs).

O objetivo é um só, reduzir a poluição, no entanto os estados terão liberdade para decidir os modelos dos projetos, para que eles sejam adequados à realidade local e assim tenham resultados mais expressivos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, existe o Selo Verde, que foi idealizado a partir de uma parceria entre o governo e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros. A medida é direcionada aos 20.500 ônibus que transportam cerca de nove milhões de pessoas.

Não é somente a cidade sede da Conferência Climática da ONU em 2012 que está se movimentando, outros estados já demonstram o compromisso através de planos ambiciosos, como aconteceu no Ceará. O governo cearense já encaminhou o seu PCPV e colocou como meta a redução de 80% das emissões de gases de efeito estufa provenientes dos meios de transportes e acredita que seja possível diminuir em 5% o consumo de combustíveis.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, alguns estados com planos mais avançados, como o Rio Grande do Sul, prestaram consultorias para que as outras localidades conseguissem estabelecer propostas que se tornem efetivas na prática, e não somente na teoria. Esse apoio possibilitará o cumprimento do prazo estabelecido pelo Ministério, conforme explicou a engenheira química Sabrina Feltes, da Fundação Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Segundo ela, a consultoria serviu para tirar dúvidas na formulação dos inventários e auxiliar os governos nas “recomendações para a execução de medidas”. Com informações do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Redação CicloVivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s