Abimaq defende mudanças nas políticas de juros e tributária

Indústria nacional precisa de incentivos para melhorar sua competitividade em relação às empresas estrangeiras. Diretor da entidade fala sobre o tema no Seminário “Solda, Brasil”

Com o cenário econômico internacional em constante ebulição, as indústrias brasileiras tentam acompanhar o sobe-e-desce das bolsas e até tirar partido disso, mas as taxas de juros e índices tributários nacionais estão travando os negócios. Quem abre o jogo é o Diretor Executivo de Petróleo e Gás da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Alberto Machado Neto. Ele conta que as empresas até tentam participar de concorrências internacionais, mas não há estímulo vindo da parte do governo brasileiro.

“Os juros dos países da Europa são, muitas vezes, negativos, e muitos deles dão isenção de impostos, ao contrário do que acontece aqui. Não temos como competir desta maneira. Lá fora, os investimentos não são taxados, só a produção. Aqui, pagamos impostos desde a fase do investimento, que nos coloca em desvantagem em relação aos outros países”, explica o executivo, que vai participar do seminário “Solda Brasil 2011 – Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado de Soldagem”. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Machado diz ainda que a legislação trabalhista brasileira também não favorece as indústrias. Fatores como multas contratuais de demissão, novo processo de admissão e encargos faz com que as empresas mantenham seus quadros estáveis, não permitindo até certo ponto, investimentos maciços em inovação. A mão-de-obra qualificada é outra dificuldade identificada pela ABIMAQ: “É um círculo vicioso. Até existe trabalhador no mercado, recém-saído dos cursos de capacitação profissional, mas as grandes empresas exigem sempre experiência para a contratação. Orientamos os nossos associados a dar a chance do primeiro emprego”.

Confira a programação do evento:

Dia 30

Dia 31

> Saiba como se inscrever.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s