Prefeitura de Barcelona troca latas e caminhões de lixo por sistema a vácuo

Sistema desenvolvido pela ENVAC, que atende a 354 mil catalães, vai ser apresentado durante workshop no Rio. Nova tecnologia foi implantada pela primeira vez, na Espanha, na cidade de  Barcelona para os Jogos Olímpicos de 1992

A cidade de Barcelona, na Espanha, trocou as latas e caminhões coletores de lixo por um sistema diferente, desenvolvido pela Envac, para retirar os resíduos sólidos das ruas. O modelo é estruturado num sistema de tubos que passam a até cinco metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia (central de coleta). Pontos de coleta de lixo são instalados nas esquinas das ruas e também em prédios comerciais e residenciais para coletar o material, tornando o processo totalmente limpo.

O sistema, que já foi instalado em 120 cidades no mundo, totalizando mais de 600 sistemas fornecidos pela Envac, vai ser apresentado pela empresa durante o workshop “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, que acontece no próximo dia 10 de novembro de 2011, no auditório do Centro Empresarial Rio. Novas Tecnologias e soluções para esse novo conceito de gestão serão apresentadas no evento junto a casos de sucesso de cidades do Brasil e até de outros países.

No sistema implantado pela Envac em Barcelona, de hora em hora ou quando necessário, depois que os resíduos são colocados nos pontos de coleta, o trajeto do lixo se inicia. Os resíduos são transportados com uma velocidade superior a 70 km/h e chegam até a central de coleta já separados.

Na central, o lixo entra diretamente num contêiner que irá, depois de cheio, para as usinas de triagem. Nas usinas o papel, plástico e as latas são reciclados e o lixo orgânico se torna combustível para geração de eletricidade.

Só em Barcelona, são 113 km de tubulações instalados e a previsão é de que 70% dos resíduos sólidos na cidade sejam retirados pelos sistemas pneumáticos nos próximos sete anos. De acordo com o site G1, 160 caminhões de resíduos pararam de circular diariamente pela cidade. A ausência de caminhões de lixo evita odores, acúmulo de lixo e melhora o tráfego. Além das vantagens ambientais, o sistema proporciona um melhor aproveitamento do espaço urbano.

Alto custo e sistema no Brasil

O sistema foi inventado pela Envac no final da década de 50, na Suécia, e foi instalado pela primeira vez em 1961 nos arredores de Estocolmo. Em Barcelona o sistema foi introduzido para os Jogos Olímpicos de 1992 e hoje atende a 324 mil moradores na capital da Catalunha. Barcelona foi a primeira cidade da Europa a introduzir o sistema em seu plano diretor transformando a tecnologia no meio padrão de coleta da cidade. Cerca de 156 milhões de euros foram gastos em Barcelona, e o custo para que o sistema possa atender 18 mil famílias é de 35 milhões de Euros em média de acordo com a configuração adotada pela cidade.

Para o vice-presidente da Envac Iberia, Albert Mateu, o custo compensa ao longo do tempo, já que as instalações são projetadas para durar minimamente 30 anos. Questionado sobre possíveis obstruções no sistema ele informa que o sistema é projetado para gerenciar tal situação. Quatro ou mais exaustores estão prontos para serem acionadas se preciso. “No caso de um entupimento, acionamos os exaustores. Com o ganho de poder de sucção, em 90% dos casos desobstruímos o tubo.”

No Brasil, a Envac já possui diversos estudos em andamento. Inclusive uma capital já solicitou estudo oficial para a possível abertura de licitação para a mudança da coleta do lixo, mas nada ainda foi concretizado. O país, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos, gera seis vezes mais lixo do que coleta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s