Coleta seletiva no Brasil é de apenas 17,9%, diz IBGE

O Atlas de Saneamento 2011 que o IBGE lançou no último dia 19 de outubro revela que o percentual de municípios brasileiros que faziam coleta seletiva passou de 8,2%, em 2000, para 17,9%, em 2008.

Apesar do avanço, o percentual ainda é baixo, sendo que, entre os municípios que ofereciam o serviço, apenas 38% o faziam em todo o município. Além disso, eram grandes as disparidades regionais, estando este serviço concentrado nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, que alcançavam um percentual acima dos 40%, enquanto nas demais regiões este percentual não chegava a 10%.

Considerada fundamental para permitir e facilitar a reciclagem de resíduos sólidos, a coleta seletiva é um desafio que os municípios precisam vencer, conforme as exigências da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em um ano, todos os municípios terão de apresentar projetos de gestão integrada de seus resíduos, de maneira a eliminar os lixões até 2014.

A questão da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos, domiciliares e da construção, está no foco do Workshop Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que será realizado no dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é buscar modelos e experiências nacionais e internacionais no manejo de resíduos sólidos e apresentá-los aos profissionais de Construção Civil, Meio Ambiente, Saneamento e para a área acadêmica e governamental (prefeituras, governos estadual e federal). Uma oportunidade para a capacitação de gestores e de difusão das boas ideias que podem ser aplicadas por todo o país.

Além do patrocínio da ENVAC e do apoio de diversas entidades do setor, já confirmaram presença o Presidente da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da ALERJ, Deputado Átila Nunes; o Presidente da CEDAE, Wagner Victer; o Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da CAIXA, Rogério de Paula Tavares; o diretor comercial da ENVAC, Fábio Colella; e o Pesquisador do IVIG (Inst. Virtual Internacional de Mudanças Globais)/COPPE, Luciano Basto Oliveira.

As vagas são limitadas. Até o dia 27 de outubro, as inscrições poderão ser feitas com descontos especiais, individuais ou para grupos de participantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s