Nem tudo que é resíduo é lixo

O professor russo Vsévolod Mymrine, do Laboratório de Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estuda há 40 anos formas de reaproveitamento de resíduos.

De resíduos siderúrgicos, de construção de máquinas, da construção e demolição, de produção e reaproveitamento de papel, papelão e celulose, até os resíduos de mineração e elaboração, petroquímica, rejeitos químicos e rejeitos agrícolas podem ser reaproveitados.

Uma série de dejetos pode ser aproveitada para a produção de cerâmicas, concreto, argamassa, isolante térmico, bases de estradas, aeroportos, bases de aterros de lixo municipal e industrial, entre outros.

As vantagens do reaproveitamento são muitas como a diminuição de multas ambientais e a diminuição dos custos com matéria-prima, o que acaba trazendo mais lucro para as empresas e um menor preço final ao consumidor. Leia mais sobre o trabalho aqui.

A busca de soluções e tecnologias para a gestão de resíduos será o principal tema do Workshop Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que acontece no próximo dia 10 de novembro de 2011, no auditório do Centro Empresarial Rio.

Além do patrocínio da ENVAC e do apoio de diversas entidades do setor, já confirmaram presença o Presidente da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da ALERJ, Deputado Átila Nunes; o Presidente da CEDAE, Wagner Victer; o Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da CAIXA, Rogério de Paula Tavares; o diretor comercial da ENVAC, Fábio Colella; e o Pesquisador do IVIG (Inst. Virtual Internacional de Mudanças Globais)/COPPE, Luciano Basto Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s