Westinghouse debate novas tecnologias para usinas nucleares

Com 125 anos de atuação, empresa vai apresentar sua tecnologia de reatores AP1000 para usinas durante painel no 3o Seminário Nacional de Energia Nuclear no Rio. Proposta é comparar a performance do reator em acontecimentos similares aos de Fukushima.

O Vice-Presidente e Chief Technologist, Novas Usinas da Westinghouse Electric Company, Ed Cummins, e o Diretor Geral, Novas Usinas – Brasil, Alberto Casadei, confirmaram sua participação no 3o Seminário Nacional de Energia Nuclear, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de Fevereiro.

Durante o painel sobre “Equipamentos e Tecnologias Avançadas para o Setor Nuclear, Cummins vai falar sobre “AP1000 Sistemas Passivos de Seguranca e Método de Construção – Desempenho Econômico e de Segurança Superior” – uma tecnologia avançada de reatores desenvolvida pela Westinghouse. A apresentação revisitará os conceitos envolvidos em Sistemas Passivos de Segurança incluídos no AP1000 e a construção modular que, segundo ele, leva a mais economia e performance segura. Além disso, vai comparar a performance do reator em acontecimentos similares aos de Fukushima.

No mesmo painel, Alberto Casadei abordará o tema “Projetos do AP1000 Westinghouse no Mundo”. Na apresentação, ele pretende resumir a situação atual de construções de reatores nucleares pelo mundo e um resumo dos sistemas passivos e construção do AP1000. Além disso, apresentará um panorama dos projetos de construção de AP1000 em andamento nos EUA e China.

Ed Cummins possui Bacharelado pela Academia Naval americana, Mestrado em Engenharia Aplicada pela Universidade da Califórnia, Davis, Livermore e MBA pela Universidade Duquesne. Em seus 35 anos de carreira na Westinghouse, o Vice-Presidente passou por diversas funções ligadas à gerência de projetos, engenharia industrial e projetos de novas usinas. Antes de ingressar na Westinghouse em 1976, Ed serviu por sete anos na Marinha americana com funções em engenharia e operações em dois submarinos nucleares. Ele atuou em variadas posições de gerência de projeto e programação do AP600 e agora do desenvolvimento e licenciamento do AP1000. Atualmente, ele é responsável por tecnologias de usina passivas na Westinghouse e também coordena as atividades de projeto para o Reator Modular de Pequeno Porte da Westinghhouse.

Alberto Casadei possui Bacharelado em Engenharia Mecânica pelo ITA, Mestrado em Engenharia Nuclear pela USP, PhD em Engenharia Nuclear pelo Rensselaer Polytechnic Institute e MBA pela Universidade de Pittsburgh. Com mais de 30 anos de experiência na indústria nuclear e na área de combustível nuclear da Westinghouse, atuou em variados cargos de gerência. Mais recentemente, foi Diretor Global de Produto Combustível PWR da Westinghouse, sendo responsável pela direção de desenvolvimento de produtos e comercialização. Em sua atual posição, é responsável pela coordenação local de atividades da WEC em novos projetos de centrais no Brasil.

Há mais de 125 anos no mercado, a Westinghouse Electric Company começou a operar em 1886, quando George Westinghouse estabeleceu a Corrente Alternada, o padrão para transmissão elétrica de longa distância que prevalece até os dias de hoje. Atualmente, a Westinghouse, empresa do grupo da Toshiba Corporation, é líder mundial em energia nuclear e líder no fornecimento de produtos para usinas nucleares e tecnologias para serviços por todo o mundo. Depois de fornecer o primeiro reator de água pressurizada do mundo em 1957, em Shippingport, Pennsylvania, a tecnologia da Westinghouse tornou-se a base para aproximadamente metade das usinas nucleares em operação no mundo.

O 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear vai reunir técnicos e executivos do setor nuclear e de empresas de consultoria, construção e montagem industrial, fornecedores de equipamentos e soluções tecnológicas, universidades e institutos de pesquisas e entidades do setor para discutir investimentos, demanda de mercado, disponibilidade de mão de obra especializada e novas tecnologias para atender o projeto nuclear brasileiro.

>> Saiba mais sobre o evento

>> Inscreva-se já!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s