Geração descentralizada na pauta do Seminário

Cabeçalho copy

Brasil tem uma média de radiação global de até 2.300 kWh por m2. Se apenas 2% da área urbanizada fosse aproveitada para gerar eletricidade, toda a demanda brasileira poderia ser atendida

 

Está em vigor desde o final do ano passado a resolução nº 482 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que facilita e estimula a geração descentralizada de energia no país. Na prática, isso significa que o consumidor já pode gerar energia solar em sua casa e obter descontos na conta de luz. A resolução da Aneel é um avanço para a microgeração, pois estabelece condições gerais para o acesso de micro e minigeração distribuída em sistemas de energia renovável e cria um sistema de compensação de energia elétrica.

Um “case” Minigeração distribuída uma realidade nos lares brasileiros.

O “case” de um sistema de minigeração distribuída solar fotovoltaica residencial, conectado à rede da Light, instalado no Rio de Janeiro, vai ser mostrado pela arquiteta  Isabelle de Loys, pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), da Coppe/UFRJ, durante o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Empresarial Rio. 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Empresarial Rio. além de atuar no segmento fotovoltaico há oito anos, Isabelle de Loys é mestre em Engenharia Urbana pela POLI/UFRJ e doutoranda em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ.

O evento tem por objetivo debater experiências, soluções e novas tecnologias para racionalizar o consumo de energia na indústria, comercio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o custo no processo de produção e no consumo deste insumo. O debate é organizado pela Planeja & Informa Comunicação e pela Casa Viva Eventos e vai reunir lideranças empresariais, gestores públicos e privados, técnicos e executivos do setor de energia; concessionárias de energia; empresas de engenharia industrial, construção e serviço; empresas de projetos e desenvolvimento tecnológico; fornecedores de equipamentos e materiais para engenharia elétrica, empresas e órgãos governamentais, nas três esferas, além de entidades de classe de engenharia, universidades e institutos de pesquisa.

O potencial solar brasileiro é indiscutível. Dados da Eletrobrás indicam que o Brasil tem uma média de radiação global de até 2.300 kWh por metro quadrado. Se apenas 2% da área urbanizada fosse aproveitada para gerar eletricidade, toda a demanda brasileira poderia ser atendida. Estes números são significativos em tempos de preocupação com o baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o uso de 10,5 mi MW de térmicas abastecidas por combustíveis fósseis, mais poluentes, para evitar a ameaça de apagões.

O 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos – será uma oportunidade impar para as empresas e profissionais discutirem experiências, além de novas tecnologias para incentivar consumidores em geral a adotarem novos métodos destinados a reduzir seu consumo, substituir a energia convencional por outras fontes mais limpas e renováveis e garantir seu próprio crescimento e do País de forma mais sustentável e segura.

As empresas de engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em patrocinar ou apresentar palestras técnicas sobre soluções e tecnologias para o setor nuclear podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

INFORMATIVO_ SEMINÁRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS – 2013 (1)

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s