“Lixo Zero” já é modelo para mais de 20 cidades no Brasil e no exterior

Informativo Gestão de Resíduos

Formulário de inscrição_ GESTÃO DE RESÍDUOS 2014

Considerado a medida mais importante para o carioca em 2013, Programa será tema de palestra do diretor da Comlurb, Fernando Pinto, no Encontro sobre Gestão de Resíduos no Rio.

O Programa Lixo Zero, criado e desenvolvido pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (Comlurb), no ano passado, para reduzir o volume de detritos jogado nas ruas, foi considerado pela população a medida mais importante de 2013 para o carioca, segundo pesquisas feitas por órgãos de imprensa do Rio. O Programa já está servindo de modelo para mais de 20 grandes cidades brasileiras e até do exterior.
A informação é do Diretor de Áreas Verdes da empresa, Fernando Pinto, que fará um balanço do Programa Lixo Zero durante o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que acontece no dia 18 de março, próxima terça-feira, no Centro Empresarial Rio. O objetivo do evento é buscar e difundir experiências novas – ou já implementadas em cidades brasileiras por iniciativa de prefeituras, empresas privadas e ONGs -, além de mostrar o potencial de negócios que existe no segmento de resíduos sólidos.
Desde que foi implantado, em agosto, até o final de 2013, o Programa Lixo Zero multou cerca de 38.731 pessoas, com o objetivo principal de educar o cidadão sobre a importância do descarte correto do lixo. O Centro da Cidade do Rio de Janeiro foi a região que acumulou o maior número de multas (12.705), seguido de Copacabana (5.937), Ipanema (3.485), Leblon (3.368), e Botafogo (2.887), na Zona Sul. O volume de lixo jogado nas ruas pelo carioca e recolhido pela Comlurb diariamente, segundo dados divulgados em 2012 pela imprensa, provoca uma despesa adicional de cerca de R$ 400 milhões no orçamento anual da empresa, que poderiam ser revertidos na construção de 10 hospitais de grande porte. O valor deste desperdício equivale a construção de 80 escolas, 100 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), 114 Clínicas da Família ou 133 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), com creche e pré-escola.
Com foco na reciclagem e na coleta seletiva de lixo, um dos gargalos na busca da eficiência dos sistemas de gestão de resíduos sólidos, o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos traz uma oportunidade ímpar para a discussão em torno de modelos, soluções e cases que possam ser replicados e ampliados em todo o País. O encontro permitirá também que sejam apontados mecanismos, fontes de recursos e tecnologias destinadas a buscar a capacitação dos gestores públicos, privados e de empreendedores que possam explorar essa verdadeira riqueza que é o lixo, contando com o engajamento da sociedade na busca de modelos eficientes.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/
Estudantes e ONGs têm 50% de desconto na inscrição.
Empresas de projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, empresas de engenharia e de gestão de resíduos da construção que estejam interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou divulgar sua marca e seus produtos com patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2244-6211.

Principais temas em debate

• A RIQUEZA DO LIXO
• O POTENCIAL DE NEGÓCIOS DO LIXO
• COLETA SELETIVA
• RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
• MODELOS DE REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM
• MODELO DE GESTÃO INTEGRADA
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s