Assaerj defende a desoneração da cadeia produtiva de resíduos da construção civil

Informativo Gestão de Resíduos

Formulário de inscrição_ GESTÃO DE RESÍDUOS 2014

Proposta vai ser apresentada durante o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos como medida para  incentivar e ampliar a reciclagem no Estado e a geração de emprego e renda

 

O Presidente da Associação dos Aterros de Resíduos da Construção do Estado do Rio de Janeiro (ASSAERJ), Hélcio Maia, vai  propor durante o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos, que acontece no próximo dia 18 (terça-feira), no Centro Empresarial Rio, a desoneração da cadeia produtiva e logística de reciclagem de resíduos da Construção civil (RCC) em todo o Estado.

A medida, no seu entender, é fundamental para incentivar a atividade da reciclagem de resíduos da construção e demolição no Rio de Janeiro, contribuindo para o desenvolvimento, a melhoria da qualidade ambiental e para a geração de emprego e renda no Estado, devido ao forte potencial de negócios desse mercado, principalmente neste momento em que estamos recebendo um grande volume de intervenções federais, estaduais e municipais por conta d os jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas na capital.

Contudo, segundo o presidente da Assaerj, o setor vive uma contradição do ponto de vista tributário: “Apesar de parecer absurdo, a tributação do material reciclado (19% de ICMS) é maior que a do convencional (12% de ICMS), independente do fato de esse mesmo imposto já ter sido pago originalmente quando da venda do concreto que, ao ser demolido, vai gerar o insumo para o reciclado”, afirma.

– O Rio de Janeiro é hoje um imenso canteiro de obras por conta dos grandes eventos que vai receber este ano e nos próximos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2014 e de melhoria da infraestrutura. Esse fato faz do Rio de Janeiro um enorme potencial de negócios para o mercado de Resíduos da Construção Civil.  Esse material, quando não recebe uma destinação correta, acaba se transformando num fator de forte impacto ambiental, gerando a degradação de áreas de preservação permanente, assoreamento de córregos e rios, obstrução de vias e logradouros públicos, proliferação de vetores, queimadas entre outros, que tantos malefícios causam à população e ao meio ambiente.

O Presidente da ASSAERJ vai fazer uma palestra com o tema “RCC – da geração ao destino final” e participa de uma mesa redonda sobre o tema pela manhã.  Com foco na reciclagem e na coleta seletiva de lixo, um dos gargalos na busca da eficiência dos sistemas de gestão de resíduos sólidos, o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos traz uma oportunidade ímpar para a discussão em torno de modelos, soluções e cases que possam ser replicados e ampliados em todo o País. O encontro permitirá também que sejam apontados mecanismos, fontes de recursos e tecnologias destinadas a buscar a capacitação dos gestores públicos, privados e de empreendedores que possam explorar essa verdadeira riqueza que é o lixo, contando com o engajamento da sociedade na busca de modelos eficientes.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes e ONGs têm 50% de desconto na inscrição.

Empresas de projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, empresas de engenharia e de  gestão de resíduos da construção que estejam interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou divulgar sua marca e seus produtos com patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2244-6211.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s