Especialista usa Darwin para explicar e prevenir conflitos violentos no trânsito durante a Copa

Desafios do trânsito na Copa do Mundo não se limitam à mobilidade e transporte nas cidades-sede do

evento da FIFA. Especialista defende no ITS 2014 planejamento que associe tecnologia ao fator humano

“O Darwinismo postula que em um determinado ambiente onde haja escassez de recursos, sua população será condicionada à disputa. Inspirada nas leis fundamentais da Natureza, o professor Rodrigo Ramalho, do Programa Educação Emocional no Transito, de Salvador, traça uma conexão entre o mundo animal e o comportamento humano diante da complexidade do trânsito com congestionamentos, stress e a superpopulação de veículos e pessoas durante a Copa do Mundo 2014.

Frente a esta realidade, o especialista vai apresentar pesquisas inéditas a respeito do comportamento emocional dos condutores e sua íntima ligação com as infrações e acidentes, durante o 5º Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro. Além de debater uma nova realidade que são os conflitos violentos, “Brigas de trânsito” – um fenômeno social e psicológico que tomou a forma de uma verdadeira epidemia no trânsito do Brasil e do mundo.

O professor Rodrigo Ramalho propõe diversas estratégias de adaptação para estes desafios que, segundo Darwin, “é a solução para que os seres vivos possam alcançar o equilíbrio em um ambiente hostil e competitivo (como o trânsito)”.

O conceito de Inteligência Emocional no Trânsito é apresentado como uma ferramenta inovadora para gestores e educadores na prevenção de acidentes e a violência no trânsito. Uma metodologia que envolve habilidades (adaptações) emocionais fundamentais para se ter condutores mais equilibrados no trânsito do Brasil.

Com relação ao trânsito na Copa do Mundo, Ramalho entende que os desafios do trânsito no evento não se limitam à mobilidade e transporte das cidades-sede. O fator humano deverá ser levado em consideração no planejamento de políticas públicas de mobilidade. E afirma que os profissionais do transporte (os que têm o primeiro contato com o visitante) devem estar preparados para lidar com o stress, mas, acima de tudo, saber como lidar com condutores cada vez mais agressivos no trânsito durante os eventos para segurança dos passageiros.

ITS 2014

A mobilidade urbana deverá ser um dos maiores desafios da cidade durante a Copa do Mundo 2014 da FIFA, que já vive enormes dificuldades para garantir o deslocamento de sua população habitual. Além disso, os investimentos precisam garantir um legado à sociedade, além de estruturar a cidade para o desafio das Olimpíadas de 2016. Um debate sobre como as 12 cidades sedes estão se preparando para receber esse grande contingente de pessoas durante a Copa também está sendo programado durante o Seminário.

O Rio, que além da Copa do Mundo vai sediar também as próximas Olimpíadas, e as outras 11 cidades sedes da Copa de 2014 têm uma oportunidade única de mudar o perfil dos transportes e da mobilidade, investindo na tecnologia de gestão dos sistemas de transportes, transformando em legado para a sociedade as mudanças radicais que os principais centros urbanos brasileiros necessitam.

Tecnologia é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Através da união de recursos de informação e comunicação telemática e de ferramentas de gerenciamento dos transportes, os Sistemas Inteligentes de Transportes (SITs) podem representar novos meios de se pensar a mobilidade urbana e nas estradas, além de melhorar a segurança na operação dos sistemas de transportes.

A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios mundo afora, promovendo a redução de congestionamentos, acidentes e do tempo de viagens, além da melhoria na qualidade do ar, com a possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, confiabilidade e segurança dos sistemas de transporte.

O objetivo, vai apresentar, debater e difundir experiências e novas tecnologias que possam ser aplicadas na melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do transporte de passageiros, de cargas e nas estradas do país.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes têm 50% de desconto na inscrição.

Empresas de projetos e tecnologia, integradoras, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, concessionárias e empresas de engenharia interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou divulgar sua marca e seus produtos com patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2244-6211.

Principais Temas em debate:

  • Mobilidade Urbana – Desafios da Copa e Olimpíadas
  • Gestão, Operação e Fiscalização do Transito
  • Tecnologias para melhorar a mobilidade urbana –
  • Brasil ID – Rastreamento e Monitoração de veículos e cargas
  • O BRT Carioca – Legado à população
  • Sistemas Metroferroviários
  • Porto Maravilha na era do VLT
  • Qualidade nos transportes urbanos – Menos carros nas ruas

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

https://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com

( Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s