Aplicativo poderá melhorar a vida dos usuários de trens da Supervia

  1. INFORMATIVO_ITS 2014
  2. Formulário de inscrição_ITS 2014

Ferramenta batizada de “EasyTrain” pode fazer diferença na Copa e se tornar um legado para os usuários depois do evento. Aplicativo será tema do ITS 2014

 

Chegar a uma das estação de trem da SuperVia, informar o destino por meio do celular e receber como resposta o horário de saída do trem, a plataforma de embarque e o tempo de duração da viagem pode estar muito mais perto da realidade do que os usuários imaginam. Isso tudo graças a um aplicativo que está sendo finalizado pela dupla de estudantes de Ciências da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Ana Claudia Barros e Jaime Joaquim.

O desafio foi proposto aos estudantes pelo próprio orientador do trabalho de conclusão de curso, professor Alexandre Rojas, um dos idealizadores e incentivadores do Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes – ITS – e seus alunos não fizeram por menos: já estão na fase de conclusão do protótipo do aplicativo “EasyTrain”, que promete todos esses recursos.

O aplicativo vai ser apresentado por Ana Claudia Barros e Jaime Joaquim durante o 5º Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é debater soluções, experiências e novas tecnologias para melhorar a mobilidade urbana e nas estradas, através da  união de recursos de informação e comunicação  telemática e de ferramentas de gerenciamento  dos transportes.

Especialista em sistema de inteligência em transporte, o professor Rojas propôs a pesquisa aos alunos depois de  identificar os problemas vivenciados pelos usuários deste serviço. Na sua opinião, além de sua utilidade diária, a ferramenta faria toda a diferença durante a Copa do Mundo, ficando como um legado aos usuários. É muito útil também em situações de acidente, pois pior que a falta do trem é a desinformação dos passageiros. “Com o aplicativo, as pessoas poderiam ser notificadas imediatamente sobre o problema e buscar transportes alternativos”, explica Ana Claudia.

Segundo ela, o funcionamento é parecido com o popular “Easy Taxi”, que permite aos passageiros acionar motoristas pelo celular. Além de emitir alertas de segurança sobre problemas ocorridos, orientação em caso de emergência ou atrasos nas linhas, o programa ainda poderá fornecer as características dos trens (direto, parador, com ou sem ar condicionado).

O projeto é um protótipo e, por isso, ainda não pode ser utilizado de forma prática. Para seu pleno funcionamento, é necessária, por exemplo, a instalação de aparelhos de GPS em todos os trens da SuperVia. Também é preciso que seja montada uma central de distribuição das informações, conectada a uma base de dados.

Os estudantes trabalham no aplicativo há cerca de três meses e esperam que alguma empresa compre a idéia e passe a disponibilizá-la gratuitamente aos usuários:

– O Rio está passando por um momento importante, com a chegada dos grandes eventos. Um aplicativo como este garantiria um atendimento melhor à população – diz Ana Claudia.

Segundo o professor Alexandre Rojas a ideia totalmente viável. Em seis meses seria tempo suficiente para colocar o aplicativo em funcionamento em toda a rede. Se houver interesse, é possível até mesmo disponibilizá-lo antes da Copa do Mundo, ainda que seja apenas nas principais estações – afirma.

 

ITS 2014

Tecnologia é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sistemas Inteligentes de Transportes (SITs) podem representar novos meios de se pensar a mobilidade urbana e nas estradas, além de melhorar a segurança na operação dos sistemas de transportes, daí a importância deste evento e dos debates em torno do tema, para que as novas soluções etecnologias possam ser identificadas, discutidas e sua aplicação multiplicada.

A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios mundo afora, promovendo a redução de congestionamentos, acidentes e do tempo de viagens, além da melhoria na qualidade do ar, com a possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, confiabilidade e segurança dos sistemas de transporte.

As inscrições para o ITS 2014 estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes têm 50% de desconto na inscrição.

Empresas de projetos e tecnologia, integradoras, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, concessionárias e empresas de engenharia interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou divulgar sua marca e seus produtos com patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2244-6211.

 

Principais Temas em debate:

 

  • Mobilidade Urbana – Desafios da Copa e Olimpíadas
  • Gestão, Operação e Fiscalização do Transito
  • Tecnologias para melhorar a mobilidade urbana –
  • Brasil ID – Rastreamento e Monitoração de veículos e cargas
  • O BRT Carioca – Legado à população
  • Sistemas Metroferroviários
  • Porto Maravilha na era do VLT
  • Qualidade nos transportes urbanos – Menos carros nas ruas
  • Sistemas de Controle de Estacionamentos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s