ISO 50001 pode ajudar empresas a conquistar eficiência energética

1) INFORMATIVO_ SEMINÁRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS – 2014

 

Benefícios da ferramenta para a gestão de energia serão mostrados por especialista da ELETROBRAS durante o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética em agosto no Rio

Nenhuma empresa hoje pode dar-se ao luxo de desperdiçar energia. Ao contrário, reduzir o consumo pode ser a chave para vencer a escassez de energia e reduzir custos, especialmente em tempos de preocupação com o baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o uso das térmicas abastecidas por combustíveis fósseis, mais poluentes, para evitar a ameaça de apagões. Preconizando a gestão sistemática e normatizada da energia, a melhoria contínua do desempenho e a priorização do uso de renováveis ou alternativas, a norma ISO 50001 preceitua os elementos necessários para gerenciar as atividades relacionadas à eficiência energética.

O conteúdo dessa norma, seus pontos fortes e seus benefícios no papel de gerir a energia serão o tema central da palestra do engenheiro Álvaro Braga Alves Pinto, da Assessoria Corporativa e de Novos Negócios em Eficiência Energética – PFE – da ELETROBRAS, durante o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos, que acontece no próximo dias 20 de agosto, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro.

Na visão do especialista, “ações pontuais, individuais, temporárias ou circunstanciais não duram muito tempo e nem criam uma cultura de melhoria contínua. A norma ISSO 50001 surge para oferecer uma estrutura gerencial para consolidar a implementação das ações de eficiência energética e a retenção dos seus ganhos”, esclarece. A ferramenta 50001 é apropriada a qualquer organização – independente do porte, setor ou localização geográfica. Ela é particularmente relevante para organizações de consumo intensivo de energia ou para organizações que possuem metas corporativas para redução de emissão de gases de efeito estufa.

A ISO 50001 representa as melhores práticas atuais de nível internacional em gestão de energia, desenvolvida a partir de normas e iniciativas nacionais / regionais existentes. A norma foi desenvolvida em vários anos com a participação de especialistas em gestão de energia, representantes de mais de 60 países de todo mundo, que contribuíram para sua elaboração. Através dela, as empresas podem implementar os processos necessários para entender a linha básica de consumo de energia, colocar em prática planos de ação, metas e indicadores de desempenho para reduzir o consumo e identificar, priorizar e registrar oportunidades para melhorar o desempenho energético

Oportunidade impar para o debate sobre novas tecnologias e processos para melhorar o desempenho energético das empresas de modo geral, o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética é organizado pela Planeja & Informa Comunicação e pela Casa Viva Eventos com o objetivo de apresentar e discutir experiências e soluções para reduzir o custo da energia na indústria, comércio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o consumo ou substituindo fontes tradicionais no processo de produção e racionalizando o uso deste insumo no dia a dia das empresas. Afinal, em todos os segmentos é possível melhorar a eficiência energética, reduzindo custos e o impacto ambiental e aumentando receitas, através de fontes renováveis – mais econômicas e menos poluentes.

O evento vai reunir lideranças empresariais, Gestores públicos e privados, técnicos e executivos do setor de energia; concessionárias de energia; empresas de engenharia industrial, construção e serviço; empresas de projetos e desenvolvimento tecnológico; fornecedores de equipamentos e materiais para engenharia elétrica, empresas e órgãos governamentais, nas três esferas, além de entidades de classe de engenharia, universidades, institutos de pesquisa e consumidores comuns.

Empresas de engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em patrocinar ou apresentar palestras técnicas sobre soluções e tecnologias para o setor nuclear podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2262-9401.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401Estudantes têm 50% de desconto na inscrição.

 

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

https://planejabrasil.wordpress.com/

( Informações para a Imprensa: (21) 2244-6211 e 2215.2245

carlos.emmiliano@gmail.com / emiliano2001@uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s