Búzios poderá ser a primeira Cidade inteligente do Estado

Incluído no Programa Rio Capital da Energia pela distribuidora de energia AMPLA, modelo que está sendo implantado no município será mostrado no Seminário

Uma série de projetos desenvolvidos através do Programa Rio Capital da Energia – alguns em andamento e outros já concluídos – destinados a tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência no setor energético no País vai ser mostrada pela coordenadora do Programa e do comitê técnico, Maria Paula Martins, durante o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos, que acontece no próximo dia 20 de agosto, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro.

Entre outros merece destaque o projeto Cidade Inteligente Búzios, que consiste, especialmente, na pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia elétrica. O objetivo da Ampla é transformar o município em referência em sustentabilidade e consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina.

A cidade já conta com medidores inteligentes de consumo de energia, um posto de recarga para veículos elétricos, chuveiros eficientes e geração de energia renovável – solar e eólica -, além de luminárias de LED com pontos de luz telecomandados. Dispõe, ainda, de rede de Wi-Fi gratuita na Rua das Pedras e um posto de coleta de lixo reciclável do projeto Consciência EcoAmpla. Em setembro, foi lançado o Búzios Mobilidade Elétrica.

Outro projeto interessante, já em plena operação, que será apresentado pela coordenadora do “Rio Capital da Energia” é a Central de Cogeração da Fábrica da Coca-Cola, instalada pela Light. A Light Esco, empresa do grupo Light especializada em soluções energéticas, instalou uma central de cogeração em unidade industrial da Rio de Janeiro Refrescos, fábrica da Coca-Cola em Jacarepaguá, que passou a operar para o fornecimento de energia elétrica, vapor, água gelada, gás carbônico (CO2) e nitrogênio para a indústria de bebidas.  A eficiência da central está em torno de 82%.

            Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Programa Rio Capital da Energia já conta com 66 projetos, com investimentos de R$ 2,2 bilhões.  O Programa já conta com 33 parceiros, entre eles as concessionárias de energia elétrica que atuam no Estado, a Petrobras, a Fundação Getúlio Vargas e a recém-fundada Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA). O Programa atua em três pilares: inovação tecnológica, eficiência energética e redução de emissões.

O 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética é organizado pela Planeja & Informa Comunicação e pela Casa Viva Eventos com o objetivo de apresentar e discutir experiências, soluções e novas tecnologias para reduzir o custo da energia na indústria, comercio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o consumo ou substituindo fontes tradicionais no processo de produção e racionalizando o uso deste insumo no dia a dia das empresas.

O evento pretende reunir lideranças empresariais, gestores públicos e privados, técnicos e executivos do setor de energia; concessionárias de energia; empresas de engenharia industrial, construção e serviço; empresas de projetos e desenvolvimento tecnológico; fornecedores de equipamentos e materiais para engenharia elétrica, empresas e órgãos governamentais, nas três esferas, além de entidades de classe de engenharia, universidades, institutos de pesquisa e consumidores comuns.

Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

Nomes já confirmados no evento:

  • Alvaro Braga Alves Pinto, Assessoria Corporativa e de Novos Negócios em Eficiência Energética – PFE da Eletrobras

        Fernando Pinto Dias Perrone, Chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras/PROCEL

        Raquel Souza – CEBDS (Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável)

        Isabelle de Loys, Arquiteta e Pesquisadora do IVIG – Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais

        Maria Paula Martins, Coordenadora do Programa Rio Capital da Energia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços

        João Gouveia Ferrão, Diretor de Operações da Supervia

        Engenheiro Marcelo Miguel, Coordenador brasileiro da Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) ITAIPU

        Andre Ucchino – arquiteto – Fundação Vanzolini

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s