Ex-secretária de Transportes de Nova Iorque fará palestra no biciRio 2014

Projetos inovadores que fecharam a Times Square e Broadway para carros e devolveram as ruas aos pedestres, além de revolucionar o uso da bicicleta na cidade norte-americana, vai ser apresentado no Rio em setembro durante o evento

 Janette Sadik-Khan, ex-Secretária do Departamento de Transportes da cidade de Nova Iorque, Estados Unidos entre 2007 e 2013, e atual Diretora de Transportes da Bloomberg Associates, vem ao Rio em setembro próximo participar do 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2014, evento que integra a Semana do Dia Mundial Sem Carro, organizado pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Janette Sadik-Khan é internacionalmente reconhecida por sua expertise em questões de mobilidade urbana, políticas públicas e linhas de financiamento em transporte, tendo implementado um plano ambicioso para melhorar a mobilidade, segurança e a sustentabilidade em toda a cidade de Nova York.

Como parte dessa iniciativa, Janette supervisionou uma série de projetos inovadores, tais como o programa de Plazas de Nova Iorque, que fechou a Times Square e Broadway para carros, devolveu as ruas aos pedestres e criou mais de 60 novos espaços de convivência; o planejamento e lançamento de sete rotas exclusivas de serviço de ônibus; a implementação do maior programa de compartilhamento de bicicleta dos Estados Unidos; a criação de mais de 600 quilômetros de infraestrutura cicloviária, além da criação do maior programa de bicicletas públicas do país, com mais de 350 milhas de ciclofaixas; e a publicação de manuais de desenho de espaços públicos como o Street Design Manual e do Street Works Manual, que redefiniu novos padrões para a criação de ruas mais vibrantes e humanas.

Rio Capital da Bicicleta

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro para consolidar o Rio como “Capital da Bicicleta”, a quarta edição do Fórum Internacional da Mobilidade por BicicletabiciRio 2014 acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, e faz parte do calendário da semana do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo o planeta.

Em 2014, o biciRio vai testar na prática a mobilidade por bicicleta em Copacabana – bairro que concentra o maior número de viagens de bicicleta por dia em todo o País. O foco das ações e debates da edição deste ano estará no desafio da mobilidade urbana e da consolidação da Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas nas Cidades, tendo Copacabana como pano de fundo. Com a inauguração recente de mais 1,3 km de ciclofaixas e faixas compartilhadas, Copacabana completa 14 km de infraestrutura destinada à mobilidade por bicicleta em vias internas do bairro, além de orla, que já conta com 4,7 Km de ciclovias, incluindo a Avenida Atlântica, Leme e rua Francisco Otaviano, permitindo a circulação dentro de Copacabana e a integração com as estações do Metrô.

Para sentir de perto as novas situações decorrentes da recém ampliada malha de ciclofaixas de Copacabana  a visita técnica, este ano,  se dará através de uma pedalada em rota ciclística também no bairro, com  encontro marcado, na segunda-feira, dia 22 de setembro, às 15 horas, em frente ao Hotel Mirador, reunindo parceiros, patrocinadores, colaboradores, ciclistas em geral, cicloativistas, representantes de prefeituras brasileiras e governos estaduais, ONGs etc.  O encontro técnico acontecerá no terceiro dia de atividades no  Hotel Mirador, na terça-feira, dia 23 de setembro, das 9:00h às 18:00h. As inscrições são grátis para os três dias de atividades do biciRio e poderão ser feitas através do site http://www.bicirio.com.br.

Desde a sua primeira edição, o Fórum vem atuando como um importante instrumento de incentivo à participação popular na formulação de Políticas Públicas para o setor de transportes e meio ambiente, em especial no incentivo ao uso da bicicleta como modal de Transporte. O evento envolve participantes de todo o Brasil e palestrantes nacionais e internacionais, com apoio de diversas secretarias municipais e estaduais, empresas e concessionárias de transportes da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como Metrô, Supervia, Barcas e Fetranspor.

O biciRio é parte das iniciativas oficiais da Semana do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro e contempla também o tradicional passeio ciclístico, que abrirá o evento no dia 21 de setembro, no parque do Aterro do Flamengo, com encontro marcado para  7:00h da manhã.

Mais informações: www.bicirio.com.br

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

https://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com

Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s