Capacitação e escassez de mão de obra desafiam indústria da soldagem

  1. INFORMATIVO SOLDA 2014
  2. Formulário de inscrição_SOLDA 2014

logo_solda

4ª edição do SOLDA BRASIL coloca em debate soluções para superar o gargalo  da falta de profissionais capacitados e seu impacto na produtividade, qualidade e competitividade das empresas do setor

A Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos realizam nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2014. Como pano de fundo desta quarta edição, figuram na programação questões como a produtividade e a competitividade das empresas, a partir de problemas como a falta de mão de obra especializada e o desenvolvimento tecnológico.

A escassez de mão de obra qualificada no Brasil, em quantidade e qualificação, nas mais diversas aplicações de soldagem, notadamente nos grandes projetos envolvendo a Petrobras e Setor Naval, é hoje um dos maiores obstáculos aos cronogramas de importantes projetos para o desenvolvimento dessas áreas e da própria indústria nacional, uma vez que alguns dos projetos podem ser destinados para outros países.

Na visão da Associação Brasileira de Soldagem (ABS), por exemplo, há indicadores ou percepções apontando como causa da escassez da mão de obra para as atividades de soldagem questões sociais, logística para ensino, falta de profissionais de ensino, baixo investimento da indústria na formação ou associação com entidades de ensino e de formação e muitas outras que podem ser identificadas regionalmente devido à descentralização destes projetos.

Qualidade e Produtividade na soldagem

Equacionar esses aspectos é de fundamental importância, mas é preciso também buscar a raiz do problema, através de uma visão mais ampla destas causas, por exemplo, na formação e ensino. Para provocar este debate, o 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem traz alguns questionamentos para os gestores, executivos, técnicos, pesquisadores, representantes do governo e da iniciativa privada:

– Será que a mão de obra disponível “e descartada” está sendo avaliada por profissionais preparados e competentes nos Processos de Soldagem principais, tais como Eletrodo Revestido, Arame Tubular, MIG/MAG, TIG?

– Os Profissionais de Ensino, Supervisores de Produção, Equipes de Controle da Qualidade, Engenheiros, Técnicos e profissionais direta ou indiretamente envolvidos com as operações de soldagem têm conhecimento das principais Processos de Soldagem mencionados?

– Quem Controla a Qualidade e Produtividade na Soldagem?

Na avaliação da ABS, um soldador devidamente capacitado pode aumentar a produtividade em pelo menos 30% e também tem um impacto positivo na redução de descontinuidades e reparos das soldas. Se os gestores de produção e profissionais mencionados tiverem domínio dos Processos de Soldagem citados, será grande o ganho, contribuindo ainda para a minimização da escassez da mão de obra na soldagem. As entidades e empresas gestoras de grandes projetos interessadas precisam discutir essas questões, esclarecer e estabelecer um posicionamento e meta única dos setores de Ensino, Formação, Publico e Privado envolvidos.

Solda Brasil 2014

O 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2014 se propõe a ser esse fórum. A idéia é reunir os principais interessados e influenciadores para discutir o tema, de maneira a atacar na raiz uma das causas da escassez de mão de obra na soldagem que é a falta de conhecimento dos profissionais citados, das características, vantagens, limitações e outros elementos fundamentais dos Processos de Soldagem mais utilizados nestes projetos. Além de levantar as necessidades das empresas nesses setores estratégicos, apresentá-las e discuti-las com as instituições e entidades formadoras e profissionais para qualificar a oferta de mão de obra.

A proposta é aprofundar a discussão sobre o impacto da escassez de mão de obra em alguns dos principais projetos em execução no país, estimulando o debate sobre os caminhos e diretrizes do setor de soldagem na busca de soluções para a indústria nacional enfrentar seus obstáculos de crescimento e do próprio País, buscando novas tecnologias e mais competitividade para as empresas brasileiras.

O evento servirá ainda para debater e analisar o mercado de soldagem, novas tecnologias e outras questões, com a participação de executivos e técnicos de grandes empresas executoras, representantes dos diversos segmentos da engenharia, projetistas, governo, academia, instituições de pesquisa e empresas de Engenharia Industrial, fabricantes de consumíveis, máquinas, equipamentos e serviços de soldagem, além de entidades profissionais e empresariais de classe e instituições formadoras de mão-de-obra.

Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211 /2262-9401.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

Mais informações

Planeja & Informa Comunicação e Marketing / https://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com / Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s