ABEMI busca padrões internacionais de produtividade nos canteiros de obra brasileiros

  1. INFORMATIVO SOLDA 2014
  2. Formulário de inscrição_SOLDA 2014

logo_solda

 

Setor da soldagem precisa estimular a atratividade entre jovens que ingressam no mercado. A expectativa de melhoria salarial decorrente da especialização em processos de soldagem, métodos e tecnologia atualizados é um bom caminho para a solução da escassez de mão de obra

“As informações disponíveis sobre a produtividade nos canteiros de obra brasileiros em comparação com países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul demonstram a necessidade vital de melhoria da produtividade da mão-de-obra no Brasil.”

Esta é a visão do diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Oscar Simonsen Junior, que faz palestra no próximo dia 26 de novembro, às 14 horas, durante painel sobre o tema no 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2014, que a Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos realizam nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro.

Para ele, é necessário estimular a atratividade do setor da soldagem para os jovens que ingressam no mercado de trabalho. A atividade do soldador exige indumentária pesada, ambiente de calor e gases, posição de trabalho normalmente incômoda. A análise sobre as razões que levam um jovem a desejar a profissão de soldador é o início para enfrentar a questão da atratividade. A expectativa de melhoria salarial decorrente da especialização em processos de soldagem em métodos e tecnologia atualizados é um bom caminho para a solução.

Oscar Simonsen, que defende a formação profissional como ingrediente básico para a realização pessoal do soldador no que se refere a reconhecimento social e remuneração, participa do painel que vai debater o tema “Demandas e Gargalos da Cadeia Industrial”, com foco na área de soldagem com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre o que os principais segmentos da cadeia industrial precisam em termos de qualificação e tecnologias para melhorar sua produtividade

Para o diretor da ABEMI, a facilidade na aquisição de tecnologia de vanguarda se contrapõe à dificuldade em se conseguir profissionais aptos a aplicá-la nas obras. E aponta alguns fatores principais que na sua visão causam a baixa produtividade no que se refere à soldagem:

Entraves para implantar a meritocracia como meio para a valorização do soldador eficaz:  isonomia salarial e à remuneração por hora.

  • Condições de trabalho desgastantes.
  • Métodos inadequados.
  • Formação deficiente para a tecnologia disponível.
  • Comportamento do profissional diante do trabalho como meio de realização de seus sonhos.

Apesar da importância da soldagem na indústria de bens e na construção, ele considera que o reconhecimento da atividade do soldador é aquém da responsabilidade com que ele lida. “Em fases de economia aquecida, existe uma pressão na demanda de mão-de-obra qualificada. Essa carência é sentida na indústria de bens e nos grandes projetos de construção e montagem tanto nas obras de infraestrutura e como nas plantas industriais. O resultado é a disputa pelos profissionais qualificados entre as áreas de indústria e construção, e dentro das próprias áreas mencionadas”, afirma Simonsen Júnior.

Para melhorar a produtividade, ele sugere às empresas:

  • Investir na educação e formação de seu pessoal.
  • Investir em tecnologia atualizada.
  • Atuar na melhoria do ambiente de trabalho: SMS

Solda Brasil 2014 

A proposta do evento é reunir os principais interessados – tomadores de serviços públicos e privados, fornecedores de materiais e equipamentos, executores de serviços, universidades e centros de pesquisas e profissionais da área de  influenciadores, gestores e técnicos, para discutir o tema, de maneira a atacar na raiz uma das causas da escassez de mão de obra na soldagem que é a falta de conhecimento dos profissionais citados, das características, vantagens, limitações e outros elementos fundamentais dos Processos de Soldagem mais utilizados nos projetos.

Trata-se de uma oportunidade impar para as empresas fornecedoras de materiais, equipamentos, serviços, desenvolvedoras de tecnologias e tomadores de serviços possam debater e analisar o mercado de soldagem, reunindo quem precisa e quem tem a solução. O evento prevê a participação de executivos e técnicos de grandes empresas executoras, representantes dos diversos segmentos da engenharia, projetistas, governo, academia, instituições de pesquisa e empresas de Engenharia Industrial, fabricantes de consumíveis, máquinas, equipamentos e serviços de soldagem, além de entidades profissionais e empresariais de classe e instituições formadoras de mão-de-obra.

Empresas de engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem participar ativamente do evento. Basta entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211 /2262-9401.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

NOMES JÁ CONFIRMADOS

Diego Martins Garcia – CENPES / PETROBRAS

Oscar Simonsen Junior – Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI)

Cleiton Rossi Souza Oliveira – Supervisor Técnico / Comercial da ITW Welding Brasil

Alexandre Schwenck – Chefe da Seção de Solda do Estaleiro Brasa

Renaldo Augusto Correia – Supervisor Técnico Comercial da ITW Welding Brasil

Mais informações

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

SITE: www.planejabrasil.com.br

BLOG: https://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com / Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s