Especialista aponta caminhos para indústria melhorar a sua produtividade na soldagem

  1. INFORMATIVO SOLDA 2014
  2. Formulário de inscrição_SOLDA 2014

logo_solda

Engenheiro vai falar sobre gestão de processos de soldagem – um dos temas que mais desafiam a produtividade e a competitividade na indústria

 

“A evolução dos processos de soldagem e dos consumíveis face à variedade de materiais unidos por soldagem na indústria tem como objetivo aumentar a produtividade – mais produção com menos custos – e a melhoria constante da qualidade. É A META DE COMPETITIVIDADE . Os processos produtivos de soldagem –  MIG/MAG,  Arame Tubular, Arco Submerso, Plasma e Laser-  dominam os resultados de produtividade.”

Esta é a visão do Gerente de Soldagem e Corte do Estaleiro Brasa – Empresa do Grupo SBM Offshore – Alexandre Schwenck, que participa, no próximo dia 26, do 4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2014, que a Planeja & Informa e a Casa Viva Eventos realizam nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro. O engenheiro vai falar sobre um dos temas que mais desafiam a indústria nacional em seu esforço de aumentar a produtividade e a competitividade de seus produtos e serviços: a gestão dos processos de soldagem – Produtividade e Qualidade.

A proposta do SOLDA BRASIL 2014 é reunir os principais segmentos – tomadores de serviços públicos e privados, fornecedores de materiais e equipamentos, executores de serviços, universidades e centros de pesquisas e profissionais da área de solda, gestores e técnicos – para discutir na raiz um problema que se reflete na falta de conhecimento dos profissionais citados sobre as características, vantagens, limitações e outros elementos fundamentais dos Processos de Soldagem mais utilizados nos projetos.

Com formação em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ e pós-graduado Engenheiro de Soldagem pela SLV-Schweißtechnische Lehr-und Versuchsanstalt – Mannheim – Alemanha / SENAI – RJ, AlexandreSchwenck considera todo tipo de treinamento muito importante para a formação profissional da mão de obra direta e indireta: “O treinamento (formação e aperfeiçoamento) focado na realidade da produção com qualidade proporciona resultados de competitividade com melhoria constante da qualidade”, afirma.

Para o especialista, com o crescimento da globalização, é fundamental o uso constante de novas tecnologias para a gestão de processos de soldagem com produtividade, qualidade e competitividade internacional. Como exemplo, ele cita novos consumíveis de soldagem (Eletrodos , Varetas, Arames e Gases de Soldagem),  TIG com alimentação de arame, MIG/MAG com duplo arame, MIG/MAG com passe de raiz em arame sólido ou arame Metal Cored na raiz da solda de tubulações, Plasma com adição de arame frio e quente, Arame Tubular com alta deposição, Arco Submerso com 3 ou 4 arames na deposição e Laser com adição de arame.

Na palestra, que deverá ter duração de 60 minutos, Alexandre Schwenck vai abordar vários aspectos, como PROCESSOS DE SOLDAGEM E CONSUMÍVEIS, QUALIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E DE SOLDADORES, DOCUMENTOS DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE JUNTAS SOLDADAS (IEIS, CONT. DESEMPENHO, CERT. CALIB. , REL. ACOMP. SOLDAGEM, INSPEÇÕES END VISUAL, LP/PM, R-X e US), PREPARAÇÃO DAS JUNTAS SOLDADAS E ACOMPANHAMENTO PASSO A PASSO, TREINAMENTO DE RECICLAGEM E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS, além de NOVAS TECNOLOGIAS.

Com mais de 20 anos de experiência em engenharia de soldagem e corte, Alexandre Schwenck é instrutor de soldagem e corte há mais de 20 anos nos cursos de inspetor de solda nível 1 e 2 da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS), do curso técnico em solda SENAI/FIRJAN, da pós graduação em engenharia de soldagem da Faculdade SENAI RJ, do IPETEC /UCP  e da pós graduação em Construção Naval do IPETEC /UCP.

SOLDA BRASIL 2014

4º Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado da Soldagem – SOLDA BRASIL 2014 será uma oportunidade impar para as empresas fornecedoras de materiais, equipamentos, serviços, desenvolvedoras de tecnologias e tomadores de serviços possam debater e analisar o mercado de soldagem, reunindo quem precisa e quem tem a solução.

Empresas de engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem participar ativamente do evento. Para isso, devem entrar em contato com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211/2262-9401.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail inscricao.planeja@gmail.com, , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

NOMES JÁ CONFIRMADOS

Ariovaldo Rocha – Presidente do SINAVAL

Diego Martins Garcia – CENPES / PETROBRAS

Oscar Simonsen Junior – Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI)

Cleiton Rossi Souza Oliveira – Supervisor Técnico / Comercial da ITW Welding Brasil

Alexandre Schwenck – Chefe da Seção de Solda do Estaleiro Brasa

Renaldo Augusto Correia – Supervisor Técnico Comercial da ITW Welding Brasil

Mais informações

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

SITE: www.planejabrasil.com.br

BLOG: https://planejabrasil.wordpress.com/

carlos.emmiliano@gmail.com / Informações para a Imprensa: (21) 2262.9401 e 2215.2245

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s