Brasil se prepara para a transição hidrotérmica

Identidade Visual copy

Esgotamento do potencial econômico e ambientalmente viável das hidrelétricas e redução da capacidade de armazenagem dos reservatórios reforça importância das fontes nucleares. Assunto será tema de palestra da Eletronuclear no VI SIEN

“A expansão de um sistema elétrico interligado de grande porte, com significativa predominância de fonte primária renovável hídrica requer uma crescente contribuição térmica, seja por paulatino esgotamento do potencial econômica e ambientalmente viável dessa fonte e/ou por perda de sua capacidade de autoregulação, decorrente da diminuição da capacidade de armazenagem de água nos reservatórios em relação ao crescimento da carga do sistema.”

Este conceito, denominado “Transição hidrotérmica”, no qual se baseou a evolução do sistema elétrico canadense nos últimos 50 anos, vem se tornando realidade no Brasil e será tema da apresentação do Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, que já confirmou a sua presença na Mesa Redonda programada para o dia 17/06/2015, das 14:30 às 15:30, no VI SIEN.

Segundo Leonam, o sistema elétrico do Canadá guarda muitas similaridades com a situação do sistema elétrico brasileiro nos últimos 15 anos. A partir de uma contribuição de mais de 90% em 1960, a participação da hidroeletricidade naquele País declinou de forma constante até 1990, quando se estabilizou em torno de 60% (Baixe a íntegra do estudo).

economia-energia-usina-furnas-minas-gerais-20130114-01-size-598

O VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta edição, o SIEN prevê a realização da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

O evento ocorrerá na semana de 15 a 19 de junho próximo, dentro da seguinte programação:

16/06 – Montagem da 1ª EXPO NUCLEAR

16/061º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos – IME

17/06 e 18/06VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) e EXPO NUCLEAR Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)

19/06 – Visita Técnica (em processo de definição)

Empresas de engenharia, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços podem participar, apresentando soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou da Expo Nuclear.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site ou no email: inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s