Previsão do MME de 12 novas usinas até 2050 é bem recebida pelo setor nuclear

Cabeçalho SIEN patrocinio

Promessa do Ministro das Minas e Energia é aplaudida pelo setor que mesmo assim considera conservadora a previsão de quatro usinas até 2030. Assunto está na pauta do VI Seminário Internacional de Energia Nuclear em junho no Rio

A declaração do Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, garantindo na Comissão de Infraestrutura do Senado a continuidade dos investimentos brasileiros em energia nuclear e a previsão de 15 usinas novas usinas em 2050, foi aplaudida e muito bem recebida pelo setor. O Ministro Eduardo Braga fez um novo depoimento ontem (dia 15/04), em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, reafirmando o compromisso do governo (leia íntegra no link do Site Petronotícias.

– A declaração do Ministro é muito positiva, ele esta pensando como brasileiro. O Brasil não pode abrir mão de geração de energia elétrica de base, confiável, segura, econômica utilizando combustível brasileiro, afirmou o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Antônio Miller.

Na visão do presidente da ABDAN, a quantidade prevista para 2030, de quatro (4) unidades de 1000Mwe, “é muito conservadora, porém o importante é iniciar o programa de implantação de novas usinas imediatamente”. Para ele, se continuarmos postergando a decisão teremos necessidade de unidades adicionais.

Antonio Ferreira Miller defendeu também o modelo de Parceria Público Privada com o Parceiro Privado com 51% de participação como forma de alavancar recursos para implantar as 12 novas usinas prometidas pelo ministro até 2050. “Para tanto, seria necessário uma PEC para alteração na Constituição Brasileira permitindo assim o Parceiro Privado ter 51% de participação”, concluiu.

VI SIEN 2015

O VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta edição, o SIEN prevê também a realização do 1º Encontro de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos (1º ETEN), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), e da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

O evento ocorrerá na semana de 15 a 19 de junho próximo, dentro da seguinte programação:

16/06 – Montagem da 1ª EXPO NUCLEAR

16/061º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos – IME

17/06 e 18/06VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) e EXPO NUCLEAR Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)

19/06 – Visita Técnica (em processo de definição)

Empresas de engenharia, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços podem participar, apresentando soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou da Expo Nuclear.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição

Conjunto de logos pt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s