Reator Multipropósito Brasileiro será tema de mesa redonda no SIEN 2015

Cabeçalho SIEN patrocinio

VI Seminário Internacional de Energia Nuclear

1ª EXPO NUCLEAR – 1ª Feira de Tecnologia em Engenharia Nuclear

1º Encontro de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos – 1º ETEN

No âmbito do empreendimento, consta a produção de radioisótopos e fontes radioativas para a saúde, indústria e agricultura, com ênfase para o molibdênio 99, tornando o país autossuficiente na produção deste insumo, usado em mais de 80% dos procedimentos de medicina nuclear

“Embora não receba a devida atenção no âmbito do panorama do setor nuclear brasileiro, na visão de alguns especialistas, o Programa de Aplicações Sociais embutido no Programa Nuclear Brasileiro, proporciona ao País diversos benefícios. No âmbito deste Programa encontra-se em desenvolvimento o Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um projeto de arraste tecnológico que dotará o país com uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento endógeno do setor nuclear, que será o tema da mesa redonda “PANORAMA E PERSPECTIVAS DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL”, programada para o dia 17/06/2015, das 14h30 às 15h40, durante o VI Seminário Internacional de Energia Nuclear.

Segundo o diretor de P&D da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Isaac José Obadia, um dos convidados da mesa redonda, O RMB tem um custo total estimado em USD 500 milhões e previsão para início de operação em 2020. O projeto básico de engenharia foi concluído, a licença de local foi emitida pela CNEN e a licença prévia encontra-se em vias de ser emitida pelo IBAMA.

O projeto, que conta com o apoio dos diversos segmentos do setor nuclear nacional, é coordenado pela DPD/CNEN, e vem sendo desenvolvido fundamentalmente por meio de recursos do FNDCT, disponibilizados pelo MCTI através da Finep, explica Obadia. As próximas etapas consistem do projeto detalhado de engenharia, que já conta com recursos parciais, seguidos da construção, aquisição de componentes, montagem, comissionamento e licenciamento, para as quais ainda não estão disponibilizados os recursos.

No âmbito do RMB consta a produção de radioisótopos e fontes radioativas para a saúde, indústria e agricultura, com ênfase para o molibdênio 99, tornando o país autossuficiente na produção deste insumo, usado em mais de 80% dos procedimentos de medicina nuclear; a realização de testes de irradiação de materiais e de combustíveis nucleares, fundamentais para o Labgene e para o desenvolvimento de novos combustíveis e materiais para uso em reatores; pesquisas científicas e tecnológicas com feixes de nêutrons, em várias áreas do conhecimento, hoje limitadas pelos reatores de pesquisa de baixo fluxo existentes no país.

No âmbito do Programa de Aplicações Sociais do setor nuclear, consta ainda, além da produção e fornecimento de radiofármacos para realização de mais de dois milhões de procedimentos anuais de medicina nuclear, os seguintes benefícios:

Proteção radiológica do meio ambiente e de mais de 120 mil trabalhadores das áreas da saúde e da indústria, bem como do público em geral; segurança radiológica e nuclear da Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo FIFA 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016.

Proteção da população por meio do recebimento, tratamento e armazenamento intermediário de rejeitos radioativos gerados no país pelas diversas aplicações da energia nuclear.

P,D&I nas áreas de reatores nucleares, ciclo do combustível, aplicações das radiações ionizantes na saúde, indústria, agricultura e meio ambiente, metrologia das radiações ionizantes e gerenciamento de rejeitos radioativos.

Prestação de serviços técnicos especializados de análise, ensaios, calibração, irradiação, radioproteção, metrologia.

SIEN 2015

O VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta edição, o SIEN prevê também a realização do 1º Encontro de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos (1º ETEN), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), e da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

O evento ocorrerá na semana de 15 a 19 de junho próximo, dentro da seguinte programação:

    • 16/06 – Montagem da 1ª EXPO NUCLEAR
    • 16/061º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos – IME
  • 17/06 e 18/06VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) e EXPO NUCLEAR Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)
  • 19/06 – Visita Técnica (em processo de definição)

Empresas de engenharia, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços podem participar, apresentando soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou da Expo Nuclear.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s