Abdan fecha acordo com associação francesa para cooperação em projetos nucleares brasileiros

Cabeçalho SIEN patrocinio

Petro Notícias

A Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) assinou um memorando de entendimento com a Partenariat France Monde Electricité  (PFME – Associação Mundial de Eletricidade da França), no Rio de Janeiro, para a realização de parcerias de negócios entre as empresas dos dois países, com foco nos futuros projetos de usinas nucleares a serem instaladas no Brasil, assim como nas atividades de manutenção da Central Nuclear de Angra dos Reis.
A parceria é baseada na relação criada entre a França e a China para o desenvolvimento da indústria nuclear do país asiático, ampliando o relacionamento de empresas das duas nações. O objetivo do acordo, replicado agora com o Brasil, é aumentar a circulação de informações sobre os projetos nucleares entre as companhias brasileiras e francesas, assim como apresentar os requisitos em termos de qualificação de materiais e serviços a serem fornecidos para as futuras usinas.

Haverá mais espaço para energia nuclear entre as opções futuras de fontes de eletricidade no Brasil, assim como oportunidades para a indústria brasileira. De acordo com o memorando, o envolvimento de uma vasta cadeia de suprimentos do Brasil, integrando também pequenas e médias empresas, além de envolver empresas francesas, trazendo seus altos níveis de habilidade e seus feedbacks como operadores de uma grande frota de usinas nucleares, serão um componente chave para garantir o sucesso do futuro do programa nuclear do Brasil”, afirmou o presidente da Abdan, Antonio Müller.

O acordo visa desenvolver laços e negócios entre as cadeias de suprimentos da França e do Brasil, com o intuito de participarem do desenvolvimento de futuras usinas nucleares nacionais. Além disso, também encorajará empresas do setor nuclear da França a encontrarem representantes da cadeia de fornecedores brasileira.
“A ideia por trás deste memorando é criar parcerias entre a experiente e qualificada cadeia de suprimentos da França e a cadeia de suprimentos do Brasil, que possui um conhecimento aprofundado do contexto local e de suas regulamentações. Isto em todos os campos de atividades necessárias para construir uma usina nuclear, gerando benefícios mútuos”, complementou o presidente da PFME, Serge Klaeylé.

Abdan presente no SIEN
A Abdan já confirmou presença no VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN), nos dias 17 e 18 de junho próximo, no Centro de Convenções BVRJ, no Rio de Janeiro, e participa dos debates sobre o novo papel da iniciativa privada no setor nuclear.

O objetivo do Seminário é mobilizar toda a cadeia nuclear – indústria, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta sexta edição, o SIEN prevê também a realização do 1º Encontro de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos (1º ETEN), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), e da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Mais informações no site www.planejabrasil.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s