Pandora’s Promises será exibido durante o SIEN

Identidade Visual copy

Documentário premiado no Festival de Cinema de Sundance em 2013

demole os principais mitos que sustentam os argumentos antinucleares

A organização do VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2015) programou para esta edição uma sessão especial para exibir o documentário Pandora’s Promisse, de Robert Stone, coproduzido com a rede de televisão norte-americana CNN, que conquistou em 2013 prêmios, aplausos e muita polêmica, durante o Festival de Cinema de Sundance, nos EUA.

Pandora’s Promisse foi concebido meticulosamente para demolir os principais mitos criados ao longo de décadas, que sustentam os argumentos antinucleares. Alternando entrevistas, cenas atuais, imagens de arquivo e, até mesmo, desenhos animados populares, de Walt Disney aos Simpsons. Pandora’s Promise, além de inteligente e esclarecedor, revela um acabamento refinado que proporciona ao espectador uma experiência audiovisual bastante agradável.

A exibição do filme durante o SIEN 2015 é uma cortesia da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), parceira do evento, que adquiriu os direitos de exibição do filme no Brasil. A sessão acontecerá no final do primeiro dia de debates (17/06), às 18:00h, no auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio.

O documentário parte da premissa de que em poucas décadas a humanidade terá que dobrar, ou mesmo triplicar, a capacidade de produção de energia, considerando-se que milhões de habitantes dos países em desenvolvimento sairão da pobreza e atingirão níveis de consumo do mundo moderno.

Na mitologia grega da criação, Pandora, a primeira mulher criada por Zeus, recebe dele como presente uma caixa contendo todos os males do mundo, na condição de que nunca seja aberta. Ela, no entanto, atiçada por sua curiosidade abre e libera todo o seu conteúdo, exceto um pequeno objeto preso ao fundo: o espírito da esperança. Como no mito, Pandora’s Promise, o filme, reencontra essa esperança sob a forma de uma fonte de energia realmente capaz de salvar a humanidade de um desastre ambiental.

“Esperança no fundo da caixa”

A menos que seja feita a opção por fontes de energia limpas e não emissoras de CO2, o risco de uma catástrofe climática global é praticamente certo. Para defender essa tese, Stone expõe personagens de peso do movimento ambientalista norte-americano que arriscaram suas carreiras e reputações nesse processo de conversão radical em defesa da energia nuclear. Entre eles, Richard Rhodes, Gwyneth Cravens, Mark Lynas e Michael Shellenberger, assim como o já citado Stewart Brand, conforme mostra  documentário – “Esperança no fundo da caixa”.

.O filme, que estreou na mostra competitiva do Festival de Sundance em 2013, nos EUA, é uma produção de Paul Allen (Microsoft), em associação com a CNN filmes, e dirigido por Robert Stone, um historiador inglês criado entre a Europa e os EUA. Stone é um cineasta com uma brilhante carreira internacional, que se define como um ambientalista apaixonado desde que se entende por gente. Entre suas produções realizadas anteriormente, Radio Bikini, indicado ao Oscar de melhor documentário em 1989, é um libelo contra os testes nucleares no planeta.

Rodado durante três anos em quatro continentes, inclusive no Brasil, Pandora’s Promise mostra na primeira imagem do filme é um famoso ativista em uma passeata antinuclear sentenciando para a plateia: “a indústria nuclear é uma indústria da morte, do câncer, das bombas, que está matando gente e sempre matará”. Stone usa, então, os próximos 89 minutos do filme para demonstrar, não apenas que esse discurso é mentiroso, como também que a indústria nuclear pode ser a indústria da vida.

Com esse intuito, o diretor utiliza a objetividade científica para desmontar o discurso emocional e superficial que domina o assunto. Um a um, ele vai desconstruindo os mitos, desde os acidentes nucleares, passando pelos efeitos da radiação até o falso problema dos resíduos nucleares.

Stone visita os três sítios nucleares mais conhecidos, onde ocorreram acidentes de repercussão mundial – Three Mile Island, nos EUA; Chernobyl, na Ucrânia; e Fukushima, no Japão – desmentindo as falsas informações que circulam livremente em diversos meios de comunicação, tais como as do número astronômico de mortes que se quer imputar a eles. Em uma das cenas, por exemplo, o documentário afirma que, ao contrário do que se imagina, nos EUA, desde 1958 quando foi instalada a primeira usina nuclear, até hoje não ocorreu nenhuma morte relacionada à indústria nuclear. Nem uma sequer.

Em Chernobyl o diretor visita uma comunidade de religiosos ortodoxos que se recusaram a sair da zona de segurança delimitada em torno da usina após o acidente de 1986, e que segue habitando a região, sem nenhum caso registrado de câncer entre suas centenas de membros. Em Fukushima, ele utiliza um medidor de radiação para mensurar os índices na área do vilarejo habitado próximo ao local do acidente e compara com os índices em locais de alta radiação natural, como na pacata vila turística de Guarapari, no Brasil, onde o número é superior ao que se observa ali no Japão. A equipe de filmagem do documentário foi a primeira do mundo a chegar próxima ao reator danificado de Fukushima onde pode verificar que a radiação é muito inferior ao que costuma ser alardeada na mídia global.

1ª EXPO NUCLEAR NO SIEN

O Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN),  acontece nos dias 17 e 18 de junho próximo, no Centro de Convenções BVRJ, no Rio de Janeiro, tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta sexta edição, além da agenda técnica, o SIEN prevê também a realização do 1º Encontro de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos (1º ETEN), em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), e da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de tecnologia, empresas de engenharia e projetos, prestadores de serviços, agentes financeiros, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo, com o objetivo de dinamizar e expor soluções, tecnologias, serviços e equipamentos dentro da cadeia nuclear.

O evento ocorrerá na semana de 15 a 19 de junho próximo, dentro da seguinte programação:

  • 16/06 – Montagem da 1ª EXPO NUCLEAR
  • 16/061º ETEN – Encontro Técnico em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos – IME
  • 17/06 e 18/06VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) e EXPO NUCLEAR Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)
  • 19/06 – Visita Técnica (em processo de definição)

Empresas de engenharia, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços podem participar, apresentando soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou da Expo Nuclear.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

 

Nomes já confirmados

Leonam dos Santos Guimarães, DIRETOR DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E MEIO AMBIENTE DA ELETROBRAS ELETRONUCLEAR

VICE-ALMIRANTE Ney Zanella dos Santos, DIRETOR PRESIDENTE DA AMAZUL

Isaac José Obadia, DIRETOR DE P&D DA CNEN

José Augusto Perrotta, ASSESSOR DA PRESIDÊNCIA, TECNOLOGISTA SÊNIOR E COORDENADOR TÉCNICO DO EMPREENDIMENTO REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO (RMB) DA CNEN

Antonio Teixeira e silva, PRESIDENTE DA ABEN

Antonio Ernesto Ferreira Müller, DIRETOR PRESIDENTE DA ABDAN

Claudio Tinoco Mesquita, PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR – SBMN

ROSATOM – Soluções, equipamentos e tecnologias para segurança e desenvolvimento nuclear

SNPTC (China) – STATE NUCLEAR POWER TECHNOLOGY CORPORATION

MAIS INFORMAÇÕES:

www.planejabrasil.com.br

Blog: https://planejabrasil.wordpress.com/

(21) 2262-9401/2244-6211/ (21) 998078975
e-mail:carlos.emmiliano@gmail.com / inscricao.planeja@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s