Participação privada pode ajudar Setor nuclear a crescer no Brasil

Identidade Visual copy

PP Engenharia defende emprego da fonte nuclear de forma crescente

para suprir carência cada vez maior do mercado de energia

“O setor nuclear, guardadas as devidas particularidades, não poderá continuar sendo um compartimento governamental. Até porque os orçamentos públicos deverão estar voltados para áreas sociais diretas. Neste contexto, a participação da iniciativa privada num setor altamente estatal, poderá ser revista e respostas a essas iniciativas já estão em andamento.”

É com base nessa premissa que o Diretor Área de Energia e Novos Negócios da PP Engenharia, Francisco das Chagas de Oliveira, vai desenvolver a participação da empresa no VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN), que acontece nos dias 17 e 18 de junho próximo, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, no Rio de Janeiro.

Na visão da empresa, “diante dos desafios, cada vez maiores, em atender a um mercado cada vez mais carente de energia, fica claro que essas fontes, entre as quais se inclui a energia nuclear, são necessárias e devem, usando as tecnologias disponíveis, atender ao mercado.

Dai a importância desse Seminário, que é uma oportunidade para o setor discutir questões estratégicas para seu crescimento. “Por exemplo: como estão se preparando as empresas para fazer face a esse desafio? Como se dará a participação das grandes empresas que de alguma forma foram envolvidas em ações em desenvolvimento na justiça?”, questiona Chagas.

            Sobre a PP Engenharia

A PP Engenharia foi criada num cenário, no qual um novo modelo do setor elétrico se implantava. Assim, no ano de 2004, este novo modelo e a necessidade de aumento da capacidade instalada no país criaram oportunidades de novos investimentos no setor elétrico.

Este ambiente propiciou no ano de 2005 a criação da PP Engenharia, que incialmente propôs-se a oferecer ao mercado serviços de engenharia consultiva e serviços de operação e manutenção para usinas termelétricas.

Nos últimos quatro anos, o perfil da empresa vem mudando, com a chegada de participantes que agregaram experiência no mercado de energia, tanto na parte de gestão quanto na parte de execução.

Hoje a experiência da empresa, fortalece-se na parte de O&M e usinas termelétricas e cresce na parte de análise de eficiência energética e otimização de processos, montagem eletromecânica e, de uma forma geral, EPCM deste tipo de central.

SIEN 2015

O Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear – cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.

Nesta sexta edição, além da agenda técnica, o SIEN prevê também a realização da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo. Outra atividade importante será a visita técnica à fábrica de equipamentos pesados da NUCLEP – NUCLEBRAS EQUIPAMENTOS PESADOS S/A, localizada no Município de Itaguaí, no Estado do Rio.

No final do primeiro dia, está prevista também a exibição do documentário Pandora’s Promisse, de Robert Stone, coproduzido com a rede de televisão norte-americana CNN, que conquistou em 2013 prêmios, aplausos e muita polêmica, durante o Festival de Cinema de Sundance, nos EUA. Pandora’s Promisse foi concebido meticulosamente para demolir os principais mitos criados ao longo de décadas, que sustentam os argumentos antinucleares.

Alternando entrevistas, cenas atuais, imagens de arquivo e, até mesmo, desenhos animados populares, de Walt Disney aos Simpsons, Pandora’s Promise, além de inteligente e esclarecedor, revela um acabamento refinado que proporciona ao espectador uma experiência audiovisual bastante agradável. A exibição do filme durante o SIEN 2015 é uma cortesia da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), parceira do evento, que adquiriu os direitos de exibição do filme no Brasil. A sessão acontecerá no final do primeiro dia de debates (17/06), às 18:00h, no auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio.

As inscrições para VI SIEN ainda estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s