Energias Renováveis e Eficiência Energética voltam a debate no Rio

Cabeçalho completo

 

“Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos” será o tema do Seminário que acontece em sua quarta edição em agosto no Rio

O verão de 2015 demostrou, mais uma vez, de forma clara o quanto o País precisa rever sua dependência do setor hidrelétrico. Segundo previsões do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o Brasil será palco de mais eventos extremos nas próximas décadas por consequência do aquecimento global. A estiagem que esvaziou os reservatórios, principalmente no Sudeste e Nordeste, deixou aceso um sinal de advertência claro e explícito.

O País já vem recorrendo sistematicamente a fontes térmicas como carvão, gás, óleo diesel e combustível desde 2012 para complementar sua oferta de energia elétrica. Em um cenário de chuvas irregulares e rápido esvaziamento dos reservatórios, as termelétricas já respondem por quase 30% da energia do país, e a tendência é que essa participação aumente cada vez mais, principalmente a partir de 2025, quando o Ministério das Minas e Energia (MME) prevê que o potencial hidrelétrico brasileiro estará esgotado (quinquênio 2025 a 2030).

O uso continuado das térmicas indica a existência de uma crise estrutural do setor elétrico, cuja capacidade de geração não consegue suportar o aumento do consumo. Se não solucionada, a situação pode comprometer o crescimento econômico, que exige oferta crescente de energia. Sua gravidade, portanto, impõe a reestruturação da matriz elétrica, com o investimento em outras fontes que gerem energia ininterruptamente para garantir a segurança do abastecimento e possibilitar a expansão da oferta.

Neste cenário, fontes renováveis ganham papel cada vez mais importante em uma matriz elétrica diversificada, sustentável e eficiente, de forma a complementar o suprimento da energia oferecida.

Por outro lado, é preciso buscar eficiência energética em todos os segmentos, através de novas tecnologias, processos e equipamentos que proporcionem o uso racional nos setores industrial, comercial, residencial e de edificações públicas e privadas, melhorando a disponibilidade energética, reduzindo custos e aumentando ganhos. Segundo estudo da própria ELETROBRÁS, empresas que investem em projetos de eficiência energética podem economizar recursos, ganhar competitividade e amenizar a pressão sobre o aumento da oferta de energia. Postergar parte do investimento no aumento da oferta de energia permite ao governo e ao empresário liberarem recursos para outras prioridades, sem perda de qualidade, segurança no abastecimento e com ganhos sociais e ambientais.

4º Seminário de energias renováveis
Nos dias 19 e 20 de agosto de 2015, será realizado no Rio de Janeiro, RJ, o 4º Seminário Nacional de Energia Renováveis e Eficiência Energética, em paralelo com a primeira EXPO – Energias Renováveis, sob o tema– “Os desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos”. O debate é importante e oportuno. Afinal, em todos os setores é possível melhorar a eficiência no consumo de energia, reduzindo custos e o impacto ambiental, e/ou substituí-la por uma fonte renovável, mais econômica e menos poluente.

Promovido pela Casa Viva Eventos e pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing com apoio das entidades de classe e empresas do setor, empresas públicas e privadas, ONGs e governos, o evento vai colocar em debate todas estas questões, que precisam ser discutidas de forma permanente com toda a sociedade – governo, academia, órgãos públicos etc. É fundamental a participação das empresas públicas e privadas ligadas à cadeia de fornecedores de tecnologias, materiais, equipamentos, serviços, geração, transmissão e distribuição de energia, que podem patrocinar e marcar sua presença ativa no evento.

Através de palestras e painéis, serão apresentadas e debatidas experiências, soluções e novas tecnologias para reduzir o custo da energia na indústria, comércio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o consumo ou substituindo fontes tradicionais no processo de produção e racionalizando o uso deste insumo no dia a dia das empresas.

Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio ou da EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2262-9401 / 2244-6211.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245.

Mais informações http://www.planejabrasil.com.br
Estudantes tem 50% de desconto na inscrição

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s