PROCEL ELETROBRAS confirma presença no 4º Seminário de Energias Renováveis

Cabeçalho completo

Gestão, processos e tecnologias para promover a eficiência energética em empresas, prédios públicos e residências estarão no centro dos debates

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), PROCEL ELETROBRAS (PMEs e Edificações), ITAIPU, SEBRAE, FIRJAN, ELETROPAULO, SECRETARIA DE URBANISMO DO RIO, HOBECO, entre outras empresas e entidades, já confirmaram presença no 4° Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, que acontece em paralelo à 1ª EXPO – Energias Renováveis, nos próximos dias 19 e 20 de agosto, na sede do SINDUSCON RIO.

A EPE, braço do Ministério das Minas e Energia para o planejamento energético do País, estará representada por seu Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Amilcar Guerreiro, que vai abrir o Seminário com um panorama das energias renováveis na matriz brasileira no PNE 2050. Em sua quarta edição, o evento vai realizar, pela primeira vez, uma Feira de Tecnologias e Soluções para economizar energia – a 1ª EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. A visitação a Feira será gratuita e aberta ao público profissional, gestores, técnicos, estudantes etc.

Para falar sobre o Programa QUALIVERDE, que isenta de taxas e impostos os projetos sustentáveis novos e “retrofit” na Cidade do Rio de Janeiro, a Secretária Municipal de Urbanismo indicou a gerente do projeto, Thais Garlet. Complementando o assunto, o Gerente do PROCEL / ELETROBRAS, Marco Aurélio Moreira, vai apresentar o projeto que o Programa mantém em parceria com a Sector Manager-Energy, UK Trade & Investment Brazil/Grã Bretanha – que também participará do evento – para promover a eficiência energética em edificações. O programa abrange também a eficiência energética nas Pequenas e Médias Empresas.

Este tema será abordado ainda pela Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da Gerência de Soluções e Inovação do SEBRAE RJ, Doris Ziegler, que vai mostrar a empresários e técnicos produtos, soluções e resultados que o Programa P3E gera para a redução do consumo nas empresas, inclusive utilizando energias renováveis como fotovoltaica e eólica .

O coordenador de programas de Mobilidade sustentável da ITAIPU BINACIONAL, Celso Novais, participa do evento com uma apresentação sobre os projetos da empresa desenvolvendo e apoiando iniciativas em busca da sustentabilidade nas cidades brasileiras. Além de chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da ITAIPU Binacional, vinculada ao Diretor Geral Brasileiro da ITAIPU, Novais é o atual Coordenador Geral do Convênio de Cooperação Tecnológica Internacional firmado entre a ITAIPU e a KWO, e ainda Coordenador Geral Brasileiro do Projeto Veículo Elétrico pela ITAIPU.

O 4° Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética contará ainda com grandes representantes do setor privado trazendo vários cases de sucesso como por exemplo o Sr.  Ricardo Kuelhim, representante no Brasil da GIZ – DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ), que vai abordar a experiência de sucesso da Alemanha na geração de energia solar.

Está confirmada também a presença da arquiteta e pesquisadora do IVIG-COPPE, Isabelle  de Loys, na área de projetos com ênfase em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, aplicados na Arquitetura e em sistemas isolados. Especialista em fontes de energia renovável com foco em energia solar fotovoltaica, ela vai mediar palestras como consumidora dessa tecnologia, sendo ainda Keynote speaker no tema: MICROGERAÇÃO AVANÇOU NO BRASIL? – EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO.

Deste debate participa também Teresa Vernaglia, Vice-Presidente de Negócios da Distribuição da AES – ELETROPAULO, que vai trazer para o evento um panoramas e as necessidades, entre outras oportunidades de mercado, dentro da gestão da energia nas cidades brasileiras.

Nomes confirmados

  • Amilcar Gonçalves Guerreiro, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética – EPE
  • Marco Aurélio Moreira – PROCEL ELETROBRÁS
  • Raymundo Aragão – ABESCO
  • Thais Garlet, Programa QUALIVERDE – Secretária Municipal de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro – SMU
  • Doris Ziegler, Coordenadora da Unidade de Monitoramento e Avaliação da Gerência de Soluções e Inovação do SEBRAE/RJ
  • Celso Novais – ITAIPU BINACIONAL
  • Teresa Vernaglia – AES ELETROPAULO – Vice-Presidente de Negócios da Distribuição
  • Isabelle de Loys – Arquiteta, Pesquisadora e consumidora
  • Ricardo Kuelhim – GIZ – DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ)
  • Adalberto Carvalho de Rezende, ESCO ENERGY COMPANY
  • Ana Maria Evangelho Oestreich, Consultora da FIRJAN
  • Sector Manager-Energy, UK Trade & Investment Brazil/Grã Bretanha

Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio ou da EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2262-9401 / 2244-6211.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Blog https://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações www.planejabrasil.com.br

Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.

Conjunto de logos Energias Renováveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s