Com 7 bilhões de habitantes, lixo é um dos maiores desafios do planeta

Busca de soluções para os resíduos sólidos não pode mais ser adiada. Workshop sobre resíduos debate soluções e tecnologias para a gestão integrada nos municípios 

         A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Planeta atingiu um contingente de sete bilhões de pessoas em 2011. Além da necessidade de gerar alimentos, energia, habitação e água potável para toda essa população, o mundo se defronta hoje com um outro desafio, tão grande ou maior: a geração de lixo.

Além do lixo doméstico e dos resíduos provenientes da construção e demolição, a geração de resíduos industriais vem aumentando devido ao crescimento da população e da expansão da atividade industrial. Composto por restos de madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos, tintas, entre outros, o lixo industrial é um dos mais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.

         Cerca de 5,2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo, vítimas de doenças transmitidas pelo lixo. Aproximadamente 3 milhões de toneladas de lixo doméstico são gerados por dia no planeta e a previsão é que esta quantidade dobre até 2025. De acordo com dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil gera diariamente cerca de 150 mil toneladas de lixo urbano. Deste montante, 76% são depositados em lixões a céu aberto. Ou seja, a cada quatro sacos de lixo, três são destinados de forma incorreta. Apenas 13% vão para aterro controlado, 10% para aterro sanitário e 1% é tratado.

O Brasil acordou para o problema e, hoje, dispõe de uma nova Lei para tratar essa questão. A partir de 2014, os lixões a céu aberto serão proibidos no País. Com essa imposição legal, todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. Atualmente, o serviço de coleta seletiva está presente em apenas 18% das cidades brasileiras, porque ela ainda não é obrigatória  em nosso País. Nos grandes cidades brasileiras, cada cidadão produz, em média, um quilo de resíduo por dia.

Visando a contribuir para que cada prefeitura possa buscar e analisar a solução mais adequada ao seu município, a Planeja & Informa Comunicação e Marketing idealizou o workshop “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, que acontece no próximo dia 10 de novembro de 2011, no auditório do Centro Empresarial Rio.  A idéia é promover um amplo debate em torno das soluções já desenvolvidas Brasil afora para atender essas exigências da nova Lei de Resíduos Sólidos.

Novas Tecnologias e soluções para esse novo conceito de gestão serão apresentadas no evento junto a casos de sucesso de cidades do Brasil e até de outros países. Além disso, o financiamento para a gestão integrada de resíduos e a produção de energia a partir do biogás gerado pelo Esgoto Sanitário estão entre os temas abordados no evento.

Se o seu município está em busca de soluções para o problema de seus resíduos, sejam domiciliares ou de construção e demolição, você não pode perder essa oportunidade.

Deixe um comentário